top of page
DEPRESSÃO

A depressão é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades, especialmente pessoas entre 14 a 60 anos. Conheça os sintomas, diagnóstico, tratamentos e compreenda em quais casos é necessária a internação psiquiátrica.

O que é Depressão?

 

A depressão é um transtorno psiquiátrico em que uma alteração cerebral faz com que o

indivíduo tenha mudanças de humor nas quais sinta profunda tristeza ou desânimo diante

da vida.

É uma doença crônica, recorrente, complexa e que exige tratamento ao longo de toda a vida.

 

A depressão é uma doença mental que acomete mais de 300 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 12 milhões, o que o torna o 5° país com a maior prevalência do mundo.

 

O transtorno pode aparecer na infância, mas é mais comum a partir da adolescência. Assim, a maior parte dos casos se concentra na extensa faixa da população de 14 a mais de 60 anos, atingindo também idosos.

 

A causa exata da depressão, em que há disfunção bioquímica cerebral, pode ter influência de fatores como genética, ambiente e organismo, podendo ou não serem combinados. Sabe-se que mulheres são mais suscetíveis a ela devido à maior quantidade de oscilações de hormônios com as quais sofrem durante seu período fértil.

 

Sobre a Depressão

  • O tratamento pode ajudar, mas o transtorno não tem cura.

  • Crônica: é possível que dure muitos anos ou a vida inteira.

  • Requer análise e diagnóstico de um médico.

Sintomas da depressão

Atenção: Veja quais são os sintomas mais comuns da depressão e quando é o momento para procurar ajuda!

A depressão é caracterizada por tristeza profunda e desânimo excessivo, em que o paciente não consegue ter esperança ou mesmo vontade de realizar suas tarefas do dia a dia. Abaixo, listamos alguns dos principais sintomas psíquicos e físicos desse transtorno.

Sintomas psíquicos

Pessoas com depressão podem apresentar comportamentos como pensamentos negativos, tristeza, queda brusca de humor, perda de interesse por tudo na vida, diminuição da autoestima, dificuldade de se concentrar, limitações ao sentir prazer, excesso de culpa, pensamentos suicidas.

Sintomas físicos

Ao se tratar de sintomas físicos, na depressão há diminuição de apetite ou o impulso de comer de forma compulsiva (fator de risco para transtornos alimentares), insônia ou sono excessivo, dores no corpo, fadiga, perda de peso, enjoo, apatia ou agitação motora em grande quantidade, redução da libido.

depressão.jpg
bottom of page