top of page
ANSIEDADE

A ansiedade é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades, também conhecido como transtorno de ansiedade generalizada. Conheça a seguir os sintomas, diagnóstico, tratamentos e quando é necessária a internação psiquiátrica.

O que é Ansiedade?

 

A ansiedade é um distúrbio psiquiátrico em que há excesso de apreensão e

expectativa de alguém em relação a diversos acontecimentos, que costuma perdurar por

mais de seis meses e se repetir de forma episódica. Além do medo e da preocupação, há também relatos de sintomas físicos.

Hoje, no Brasil, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade. O ambiente de crise, formado, por exemplo, por dificuldades financeiras, brigas na família ou estresse no trabalho pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de um quadro de ansiedade. De forma geral, há mais mulheres afetadas do que homens.

Sobre a Ansiedade

O tratamento pode ajudar, mas não se pode afirmar ainda que a doença tenha cura, já que ainda há muito sobre ela em estudo entre médicos e psicólogos;​

  • Crônico: ou seja, tem potencial para durar anos ou até mesmo a vida inteira;

  • Requer diagnóstico médico especializado;

  • Raramente requer exames laboratoriais ou de imagem.

Classificação da Ansiedade

A ansiedade pode ser classificada como, após diagnóstico médico:

  • Ansiedade generalizada;

  • Fobia social;

  • Pânico;

  • Fobias específicas (como claustrofobia, aracnofobia e coulrofobia);

  • Agorafobia;

  • Transtorno de estresse pós-traumático;

  • Transtorno obsessivo-compulsivo.

Sintomas da Ansiedade

A ansiedade se caracteriza por apreensão, medo e desconforto diante de situações corriqueiras, de forma que seja desproporcional ao estímulo recebido. Pode causar sintomas físicos como palpitações e dor no peito.

 

 

Sintomas psicológicos

Pessoas com ansiedade tendem a apresentar sensações como dificuldade de concentração, excitabilidade, hiperatividade, excesso de medo ou de agitação, pensamentos de catástrofe, preocupação exagerada, isolamento social, dificuldade de esquecer o que a aflige, insônia, falta de confiança diante de momentos que fujam do previsto e falta de estabilidade emocional quando algo foge ao planejado.

Sintomas físicos

Aumento da pressão sanguínea, hiperventilação, palpitações, aceleração dos batimentos cardíacos, forte dor no peito, sudorese, falta de ar, ondas de calor, tremores, calafrios, dor de estômago, diarreia, musculatura tensa, sensação de desmaio.

ANSIEDADE.jpg
bottom of page